Texto Inicial

Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Afinal, o que é Melhoria Contínua?

A pergunta parece ser simples e banal, mas não é. Já vi muita gente conceituada com uma percepção equivocada do de Melhoria Contínua.

Há pelo menos 3 fatores que caracterizam a Melhoria Contínua:
  1. Como o próprio nome diz, a Melhoria Contínua exige continuidade. Você melhora um processo e continua a analisá-lo e estudá-lo, buscando melhorá-lo novamente. É um processo cíclico.
  2. A Melhoria Contínua é mais do que uma simples sequência de melhorias implantadas em um processo. A Melhoria Contínua tem um aspecto cultural muito forte. Por exemplo, no Japão, berço do conceito de Melhoria Contínua (lá conhecida como kaizen). A mudança é um modo de vida. Por este prisma, pode ser considerada uma filosofia de negócio. Por ter este viés cultural, fica claro que a Melhoria Contínua permeia todas as esferas da empresa, desde a alta administração até os operários do chão de fábrica.
  3. A Melhoria Contínua é caracterizada pela ênfase no processo. o benefício deve ser global, aumentando a eficiência de todo o processo, não basta trazer melhorias a uma área isolada da empresa.

Um comentário:

  1. me ajude em uma questa do trabalho escolar , a pergunta é JOSE é o gerente de produção da empresa Futrica ltda , aplica os conceitos de melhoria contínua no processo de produção e mesmo assim não consegue êxito. Como aconselhar Sr. Jose nesta questão ?

    ResponderExcluir